O grande saque de Enric Duran

charge-do-angeli-09082007

Nesse momento de crise financeira mundial vale a pena ver a história do Catalão Enric Duran.

O cara estudou  a fundo o sistema de financiamento de crédito dos bancos europeus e durante dois anos recebeu  492 mil euros em empréstimos, para então simplesmente não pagar a dívida.

Parte da grana ele distribuiu para movimentos sociais que pretendem desenvolver alternativas ao capitalismo e a outra parte bancou a criação e distribuição de uma revista intitulada Crisi, que tem como papel contar a sua história e difundir o movimento.

Em tempos em que o governo socorre os bancos e as multinacionais com o dinheiro dos impostos de toda a população a atitude desse cara soa como uma reação a altura.

Mas por ter usado documentos falsos para a criação de algumas contas Enric Duran esta preso, seu manifesto pedindo liberdade pode ser lido em inglês, francês, espanhol e catalão aqui.

“Minha voz é uma voz como qualquer outra, mas ela simboliza a desobediência civil contra os bancos, contra o crescimento e manutenção do atual sistema em crise. É a desobediência que poem em evidência a atitude submissa da classe politica. É por isto que estou preso, é por isso que defender minha liberdade é defender a liberdade de expressão e a livre discussão do modelo de sociedade em que queremos viver”  Enric Duran

Mais informações:

Entrevista  no blog da revista VIP

Site do movimento “We Can Live Without Capitalism”

Vídeo com legendas em espanhol:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *