Que isso companheiro?

Hugo Chávez decidiu por fazer em 2007 um plebiscito para mudar a constituição venezuelana, no qual uma das cláusulas permitia reeleição ilimitada.

Nada mais democrático, diferentemente de alguns aqui na América Latina (Uribe em 2006, Uribe em 2008, Reeleição de FHC) que não optaram pelo referendo, e contaram com o apoio da mídia corporativa, que não fez o mesmo barulho que agora faz com Chávez.

Mas apesar de sua alta popularidade sua proposta foi derrotada, e agora, Chávez, insatisfeito pela derrota, resolveu apelar para assembléia nacional para aprovar a convocação de um novo referendo popular ainda neste mandato, já que de acordo com a legislação venezuelana, uma reforma rechaçada uma vez nas urnas não pode ser reapresentada no mesmo mandato legislativo.

O que é isso companheiro? se a revolução Bolivariana é realmente um anseio do povo, ela não irá minguar, a Venezuela não deve seguir o caminho de Cuba e a monarquia dos Castro, a vontade da população deve ser respeitada, a democracia não pode ser ignorada.

Como diria o revolucionário mexicano Emiliano Zapata: “Um povo forte não precisa de um líder forte”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *