CSS vs CPMF

Estes dias, assistindo o jornal da Globo, percebi que “esqueceram” um pequeno detalhe sobre “A nova CPMF”:

“Pelo texto, a alíquota de 0,10% sobre as transações financeiras será mantida. A exclusão é para a faixa de isentos, que reúne os trabalhadores assalariados, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que recebem até R$ 3.038 por mês. A cobrança entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009.” Fonte: Folha

Estão certos quando dizem que o estado Brasileiro cobra muito e devolve pouco para a população, absolutamente. Mas omitir um fato desta natureza do cidadão é uma aberração jornalistica e um ato de manipulação deplorável.

O problema é que a criação deste imposto é mais um paliativo para um problema estrutural, de recursos mal aplicados pelo estado e de um sistema tributário injusto, coisas que só podem ser corrigidas com uma reforma tributária.

O resto é politicagem, o governo bate recordes de arrecadação e a oposição, que se aproveita da memória politica fraca do brasileiro, afinal, não foi o governo atual que pariu este filho ingrato.

E qual o impacto que isso terá na economia? o fim da CPMF não baixou os preços e provavelmente não terá um impacto significativo nos preços, o maior problema de fato para o empresariado, é que esse tipo de imposto não dá para sonegar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *