[Desacato] Confirmado: Casa da aldeia do Morro dos Cavalos foi invadida

[Replicação do Desacato]

Fonte: http://desacato.info/urgente-reserva-indigena-de-morro-dos-cavalos-esta-sendo-invadida/

MORRO DOS CAVALOS 19:05

Polícia Federal e Tropa de Choque estão chegando ao local neste momento, junto com cacica Eunice e pessoal da FUNAI.

Informação em desenvolvimento.

Por Raul Fitipaldi, com Madalena Giostri, para Desacato.info

Atualizado 1941

Conversa da repórter Madalena Giostri, com membro do CIMI que explica os acontecimentos deste sábado na Reserva Indígena do Morros dos Cavalos.

mada50

A partir de um informe urgente do CIMI, Desacato.info foi atrás de informações sobre o que estaria acontecendo na Reserva Indígena do Morro dos Cavalos. A seguir os reportes que se desenvolveram até aqui.

A repórter Madalena Giostri, no local dos fatos, constatou por via de um indígena que sim houve uma invasão de pessoas armadas. A repórter, em conversa com Osmarina Oliveira, do CIMI, confirmou que o local que aparece na foto de capa, foi invadido e é uma casa pertencente à comunidade indígena.

A cacica Eunice Antunes não se encontrava na aldeia, e está num ponto da Ilha de Santa Catarina em atividade social.

O desenvolvimento da notícia:

Parte da conversa, via telefone, da nossa companheira, Madalena Giostri, com uma fonte que conhece o problema da região ela cita:

“Observe a foto, que o caminhão de mudanças é de Xanxeré. Desconfiamos que se trate de ação orquestrada por Valdir Colatto, deputado federal, para criar caos contra a FUNAI. Pode publicar isso.”

A fonte citou antes que “… essa ação acontece depois que o Diário Catarinense divulgou a notícia da CPI contra a FUNAI, onde o Morro dos Cavalos é um dos casos.”

Antes da reportagem, Osmarina de Oliveira, da Coordenação Regional do Centro Indigenista Missionário, disse que a situação e muito tensa.

Invasores chegaram armados e com materiais para instalação de energia elétrica, formam um número importante. Chegaram em um caminhão, dois motos e dez carros. A Polícia Federal, não se apresentou até o momento da comunicação do Portal Desacato, com Osmarina. A Polícia Militar passou por lá, segundo Osmarina de Oliveira, e nada fez.

O temor dos apoiadores da aldeia é que queiram agredir à cacica Eunice Antunes que lidera a reserva do Morro dos Cavalos.

A jornalista Madalena Giostri, se mantém de plantão para manter-nos atualizados.

Nossa Redação fica atenta aos próximos acontecimentos naquela aldeia, num momento em que todos os dias temos agressões aos movimentos sociais em Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *