Frente de Luta pelo Transporte Público – Nota de Esclarecimento à População Sobre o Ato

Replicação da Frente de Luta pelo Transporte Público – Grande Florianópolis

Nesta sexta-feira (16/01), mais uma vez o povo da Grande Florianópolis vai às ruas para lutar contra a tarifa e toda exclusão por ela gerada. Vamos às ruas porque estamos cansados desse sistema de transporte coletivo caro e precário, controlado por meia dúzia de empresários, em conluio com a Prefeitura, que há décadas exploram nosso direito ao transporte lucrando milhões com nossos deslocamentos.

A manifestação tem o intuito de ser tranquila. Para isso, a Polícia Militar deve deixar o ato transcorrer sem atacá-lo e reprimi-lo violentamente. Como vimos no último ato, na terça-feira 13, milhares de pessoas participaram da manifestação sem problemas, ocupando ruas importantes da cidade como as avenidas Mauro Ramos e Beira Mar Norte. Além de passar por pontos centrais como o prédio onde ficar o gabinete do prefeito, a Câmara Municipal e o Terminal de Integração da Trindade.

Nossa manifestação se iniciará com uma assembleia, na qual todos os manifestantes definirão o trajeto do ato que esperamos que transcorra sem enfrentamentos. Constantemente somos pressionados para que nossas manifestações sejam “ordeiras e pacíficas”. Que fique claro: vamos às ruas contando apenas com a força de nossa revolta e desejo de construir um transporte e uma cidade melhores, mais justas e mais democráticas.

É no braço armado do Estado, a Polícia Militar, que se concentra a possibilidade da manifestação resultar em cenas de violência. Esperamos que a PM seja “ordeira e pacífica”, respeitando nosso direito de manifestação, tão aclamado e reconhecido por toda sociedade nas Jornadas de Junho de 2013, sem prisões e ataques aos manifestantes.

Cobramos da Prefeitura e do Governador, que sejam igualmente “ordeiros e pacíficos”, pois estamos cansados do caos e das condições violentas a que somos submetidos no transporte público (municipal e intermunicipal), cansados com a falta de horários e linhas, a superlotação dos ônibus, a falta de ar condicionado e de conforto nos veículos e com a tarifa em si.

Convocamos toda população a construir essa luta junto conosco, ocupando a cidade e mostrando nas ruas que não aceitamos esse aumento!

Fotos e vídeos em: http://lataofloripa.libertar.org

Um comentário em “Frente de Luta pelo Transporte Público – Nota de Esclarecimento à População Sobre o Ato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *