Vejo muitas pessoas apáticas sobre o que está acontecendo no país.
Não é pra menos. Dilma ganhou uma eleição com um discurso e na prática aplicou medidas (em menor intensidade) similares as que a oposição teria tomado. O PT está desgastado por mais de 10 anos de governo, envolvimento em corrupção, uma crise econômica e acordos com os podres poderes que sempre comandaram o país (e que agora lhe viram as costas).
Com todos esses poréns, o que está acontecendo hoje é um golpe de estado com “revestimento” legal. Dilma está sendo acusada de uma manobra contábil (as tais pedaladas) que todos os ex-presidentes fizeram, inclusive 17 governadores. Seus algozes fazem parte dos mesmos podres poderes com os quais o PT se aliou quando estava bem na fita. E boa parte destes caras são acusados/investigados por coisas bem piores do que uma manobra contábil.
A mídia internacional enxerga com desconfiança todo o processo. Juristas brasileiros se dividem. Sindicatos, movimentos sociais e militantes saem as ruas para defender a legalidade. Não é o mesmo cenário de Collor, quando ninguém saiu as ruas para defender o hoje senador.
Acho que só os mais doentes antipetistas (daqueles que babam de ódio e acreditam que o PT é comunista) não se dão conta de o quão bizarro está sendo tudo isso. Quem assistiu a sessão da câmara dos deputados que votou o impeachment sabe bem do que estou falando.
Mas mesmo assim a maior parte da população (eu inclusive) permanece em suas casas e assiste a história passar na nossa frente como se fosse um episódio de alguma série americana ou mais um capitulo de novela. Seguimos tocando nossas vidas, com nossos afazeres e rotinas. Muitos de nós acreditando no que os papagaios da mídia vem repetindo a anos no país.
A massa não está nas ruas para defender a legalidade e a democracia. Talvez por que essa legalidade não exista para boa parte da população, que está acostumada a levar esculacho da policia no morro e escutar promessa de politico não cumprida. Talvez porque realmente estão quase todos de saco cheio dessa disputa pelo poder e esperem realmente por dias melhores.
Temos uma frágil e abstrata democracia, acanhada e vivendo de favor na casa grande dos verdadeiros donos do poder.
Hoje essa democracia está prestes a ser despejada. E muitos de nós não dão a minima pra isso.