Revolução Curda: autonomia popular e feminismo revolucionário – 30/03

Pelo Portal Entranhas.org

Nesse exato momento, no norte da Síria, nasce um mundo novo. Ele está brotando da experiência de homens e mulheres curdas, protagonistas de uma extraordinária revolução que tem a região de Rojava como epicentro. Correm no mundo imagens das mulheres do YPJ (Unidade de Defesa das Mulheres), grupo armado que fez fundamentalistas do Estado Islâmico pedirem arrego. A importância das mulheres na Revolução Curda não é apenas militar – o feminismo tornou-se um dos pilares centrais do processo emancipatório do povo curdo. A participação política direta é outro eixo central nesse processo revolucionário. Através de conselhos populares, o povo curdo nos oferece um novo sentido para a palavra democracia. A ecologia e o pluralismo radical completam a base sob a qual está sendo gerada essa experiência grandiosa.

Na medida em que o conservadorismo avança no Brasil, lamentar deixou de ser suficiente. Estancar o recuo e lutar pela manutenção de direitos não é o bastante. É preciso exigir o além, exigir o impossível.Olhar adiante, criar uma nova realidade em meio aos escombros. Rojava e as mulheres curdas são hoje um grande exemplo para nós.

Pensando nisso, o portal Entranhas.org convida a todas/os para uma roda de conversa sobre esse processo incrível de autonomia popular e emancipação feminina. Seguindo nosso propósito de estimular a análise política feita pelas vozes das mulheres, teremos como convidada Anelise Csapo, do Comitê de Solidariedade à Resistência Popular Curda de São Paulo.

O evento ocorrerá no dia 30 de março , às 18h30 no auditório do Sintrasem (Rua Fernando Machado, 203 – Centro), em Florianópolis.

Esperamos vocês lá! ♥

Observações importantes:

-Teremos café quentinho e venda de livros sobre o tema (tragam R$)!

-Para quem não está em Florianópolis: vamos tentar viabilizar um streaming pela nossa página do Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *