Urgente! golpe de estado no Equador!

Um grupo de 800 policiais fechou o aeroporto Mariscal Sucre de Quito e as principais estradas de acesso à capital, Quito, para protestar contra o veto da Assembleia Nacional à Lei de Serviço Público. Com a decisão, bonificações e promoções são eliminadas.

O presidente do Equador, Rafael Correa, foi ao local para tentar dialogar com os policiais, mas precisou deixar o aeroporto quando policiais atiraram bombas de gás lacrimogênio.

Segundo o site do jornal El Universo, Correa foi levado ao Hospital Metropolitano, na capital, onde foi atendido. Ele teria sido atingido por garrafadas, de acordo com notícia veiculada pelo Canal Uno de televisão.

Os manifestantes queimaram pneus e atiraram pedras e afirmaram que não vão sair dali até que o governo demonstre possibilidade de negociar.

As informações são da Telesur e da agência equatoriana de notícias Andes. Correa buscava encontrar uma solução para o conflito, mas a equipe oficial de segurança tirou o presidente dali.

Segundo o coordenador nacional do MPD (Movimento Popular Democrático, partido de esquerda que faz oposição a Correa), Stalin Vargas, os serviços de internet e de telefone celular não estão funcionando bem no país.

Ao Opera Mundi, ele disse não acreditar na possibilidade de que um golpe de Estado esteja em andamento e que não há manifestação de fechamento do Assembleia, apesar dos protestos.

A manifestação dos policiais está sendo apoiada por operários, professores e estudantes, segundo Vargas.

Assim ao vídeo feito pela emissora equatoriana NTN24, que mostra cenas dos protestos na capital:

Fonte: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/opera-mundi-crise-politica-no-equador.html

Acompanhe ao vivo na Telesur:

http://www.telesurtv.net/noticias/canal/senalenvivo.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *