Tem crescido em muitos lugares no Brasil o apelo pelo voto nulo, já recebi vários e-mails sobre o assunto, e aqui em Florianópolis não é diferente.
O que incentiva o protesto é o fato do sistema político não representar a sociedade, a política brasileira tem sido arte de tomar o poder e tentar permanecer nele o maior tempo possível, e se beneficiar o máximo possível enquanto estiver no topo.
Outro fato que sustenta a opinião do voto nulo é que não votar é crime, votar não é um direito, pois não pode ser abdicado pelo cidadão, logo se torna uma obrigação, existem várias democracias,os EUA por exemplo, onde votar é uma opção, mas no Brasil você é obrigado a votar, mesmo sabendo que os candidatos atuais não representam os seus interesses.
Outro ponto é o fato de que uma nova eleição teria de ser feita se pelo menos 50% da população anular seus votos, fato que alguma polêmica, pela interpretação dúbia da lei.
Mas será que o voto nulo muda alguma coisa?
Acredito que ele mostra o que muitos estão cansados de saber, que cada vez menos as pessoas acreditam no sistema, o problema é que muitos não acreditam em mais nada, apenas votam em nulo achando que só isso vai resolver alguma coisa, achei no site do CMI um artigo interessante falando sobre isso denominado: Vote Nulo, EXISTE POLÍTICA ALÉM DO VOTO!
O artigo pode ser encontrado no link: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/02/344466.shtml
Acho que podíamos ir além, ao invés de propor o voto nulo, poderíamos propor a anulação do estado.
Anarquismo do Anarquis? ehehe…sem mais