A Ocupa MinC SC abriu a manhã desse domingo (22/05) com uma assembleia para a discussão dos próximos passos diante da nova situação que se configurou com o recuo do governo e a volta do Ministério da Cultura. O posicionamento é que a Ocupação e a luta continuam. Agora que nos organizamos, iremos além. Reconhecemos que a volta do MinC foi uma conquista da mobilização nacional, mas não negociaremos com um governo que fere a democracia e que encabeça uma série de retrocessos sobre direitos sociais historicamente conquistados.
A programação cultural do dia contou com a apresentação aberta do filme “Pallasos en rebeldia”. Apesar do tempo fechado, corações e portas abertas na ocupação proporcionaram uma sessão com o número máximo de pessoas que pode abrigar o prédio histórico. O dia seguiu com uma leitura coletiva do manifesto, momento de alegre sintonia. A leitura foi feita na rua, em alto e bom tom, por todos e todas que estavam presentes na Ocupa. Então, realizaram-se as apresentações do Movimento “Vai começar”, com roda de Jongo, Grupo GiraCoro, Coletivo Toca, Dui Im Risco, Fuá de Pareia e Ativista do Mundo. O “Vai começar” é um evento cultural de encontro de coletivos de arte de Santa Catarina que veio somar e contribuir com o OcupaMincSC. Mais um dia do OcupaMincSC trazendo vida e diálogo para o centro da capital catarinense.
Desde o início da ocupação, tem sido intensa a participação de grupos de todos os setores culturais. Uma multiplicidade de grupos chega todos os dias, buscando colaborar com a integração e a legitimação do movimento através de sua participação na programação diária.
VENHAM TODOS, VENHAM TODAS!
#ForaTemer! #CulturaResiste #MinCÉNosso #AgoraDevolveoPaís