Uma noite de mil anos

escriba

Ainda vivemos na idade das trevas da comunicação, uma era onde grandes barões(Os Civita, Os Marinho entre outros) concentram um poder descomunal, onde um terço das rádios e televisões são indiretamente controladas por politicos e que os interesses do anunciantes são mais importantes que qualquer compromisso com a sociedade.

Não podemos esquecer que o governo Lula foi conivente(como todo governo) com os barões da midia durante todo o seu mandato, basta ver a questão da televisão digital, fechamento de rádios comunitárias e a não priorização de assuntos como concessões de rádio e televisão.

Mesmo assim, na época da eleição a orientação ideológica dos barões falou mais alto, e eles atacaram pra valer, mas nesta eleição eles perderam, e perderam feio, talvez agora possamos esperar um maior interesse do governo no assunto.

Mas a verdadeira revolução não está sendo bancada por nenhum governo, ela vem da anarquia da internet,da zona caótica dos blogs, das opiniões sem falsa parcialidade, dos extremismos e dos absurdos e das informações ocultadas pelos grandes.

A capacidade de filtrar,organizar e trocar informações é a grande dádiva da internet, o poder de discutir e de buscar tira o leitor/telespectador de um estado bovino de extrema passividade e o colocá como criador e transformador da informação.

É… eles já sentiram o tremor, agora é só esperar os castelos cairem.

Sitios legais sobre o assunto:

http://www.facom.ufba.br/pretextos/lima.html

http://www.fazendomedia.com/

http://midiaindependente.org/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_Propaganda_de_Chosmky_e_Herman

Um comentário em “Uma noite de mil anos

  1. o grande problema da mídia ainda está em concentrar o poder em interesses, a partir do momento em que esses interesses forem( se um dia serão) diluídos e a mídia fazer o papel dela que é informar, formar opinião e não dar a opinião formada, neste momento podemos dizem que temos o novo jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *