Reflexões sobre a exigência de #EleiçõesDiretasJá dentro dos atos #ForaTemer

Reflexões sobre a exigência de #EleiçõesDiretasJá dentro dos atos#ForaTemer.

Penso que as manifestações de rua que estão acontecendo no Brasil todo com milhares de pessoas tem condições de exigir muito mais do que Eleições Diretas. Na história, os momentos em que conseguimos conquistas para o povo são quase sempre onde aqueles que detêm o poder sentem que precisam entregar alguns anéis para não perder os dedos. Então, acho que poderíamos começar a pensar numa pauta mínima que contemple os desejos evidentes nas manifestações de rua, que sejam exigências populares para pressionar candidatos numa eventual eleição:

1) Nenhum direito a menos: Suspensão imediata dos pacotes de maldades que jogam no lombo do povo a crise econômica, tais como a reforma trabalhista, reforma da previdência e a PEC241 que congela os investimentos públicos pelos próximos 20 anos.

2) Os ricos que paguem pela crise e pela ampliação dos direitos sociais: Taxação de grandes fortunas, impostos progressivos de acordo com a renda, redução do imposto sobre consumo e aumento de impostos sobre propriedade. Auditoria da dívida pública que entrega bilhões para bancos e especuladores

3) Desmilitarização das Policias: Fim da Polícia Militar e criação de regras para frear a repressão policial em manifestações. Fim da lei antiterrorismo.

4) Participação popular e democracia direta: Criação e ampliação de mecanismos de participação popular e formulação de politicas públicas por parte da população.

O momento é propício para mudanças. Debater publicamente sobre politica, sugerir mudanças, criar mecanismos e formas de fazer politica para além das urnas e da dita democracia representativa. Talvez algo muito maior que não caiba nesses 4 itens possa surgir, algo de fato revolucionário. De qualquer forma não podemos deixar passar a chance de conseguir conquistas para o povo além da troca do grupo que está no poder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *